Ministério Internacional Graça Sobre Graça

 

RESPOSTAS EM GRAÇA SOBRE EFÉSIOS 6:12-16

A passagem bíblica de Efésios 6:12-16 mal explicada e isolada é muito usada como combate à verdade sobre o real destino já consumado do diabo. Muitos usam erradamente estes versículos para afirmar que o diabo não foi aniquilado, contrariando, assim, o contexto bíblico e o que a Palavra afirma em Hebreus 2:14. Vamos ver os versículos:

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Efésios 6:12 e 16).

Vamos analisar, primeiro, cada afirmação de Paulo no versículo 12 e depois de tudo explicado, vamos entender o contexto e a resposta do que é este “maligno” que aparece no versículo 16.


“Não temos que lutar contra carne e sangue”

Claro, pois a nossa luta não é contra a pessoa física (brigas, guerras, derramamento de sangue, etc), mas contra o que a pessoa ensina de errado, ou seja, nossa luta é intelectual, em nível de conhecimento. Confira o contexto bíblico:

“Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo” (2ª Coríntios 10:5).


”Mas contra os principados e potestades”

Principado vem de “príncipe”, ou seja, pessoa que possui eminência. Um líder, presidente, governador, prefeito, etc. O Presidente dos EUA, George W. Bush e o Papa Bento XVI, que é presidente do Vaticano, são exemplos de principados deste mundo.

Potestade vem de “poder”. São pessoas ou organizações que têm poder. A Rede Globo, por exemplo, que possui um grande poder informal no Brasil, é um exemplo de potestade neste mundo.

(Muitos destes principados e potestades são contra o avanço do verdadeiro Evangelho, por isso que nossa luta é contra eles).

Obs.: Note que EXISTIRAM principados e potestades espirituais, mas aqui em Efésios 6, Paulo está falando dos principados e potestades DESTE MUNDO, pois os espirituais do mal (demônios) já foram vencidos. Confira:

“E, despojando os principados e potestades (aqui Paulo fala dos espirituais), os expôs publicamente ao desprezo; e triunfou deles na cruz” (Colossenses 2:15).


“contra os príncipes das trevas deste século

É notório nesta frase que Paulo realmente está falando de principados e potestades DESTE MUNDO MATERIAL.

Quando vemos na Bíblia a frase “deste século”, significa “deste mundo”. Tanto é verdade, que em muitas traduções atuais já aparece neste versículo as palavras “mundo tenebroso” no lugar de “século”.

Está claro, então, que Paulo em Efésios 6 NÃO está falando de demônios, etc.


“contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”

Vejamos alguns exemplos de “forças espirituais da maldade” que nos farão entender do que Paulo está falando.

Força ou hoste espiritual da maldade é toda e qualquer organização pretensamente espiritual que tenta impedir o avanço da Verdade do Evangelho ou que engana o povo de Deus e que conduz as ovelhas do Pai ao erro e a viverem no engano. Na Época de Paulo, por exemplo, a maior força espiritual da maldade eram os judeus (o judaísmo; a Lei), que impediam, inclusive, a pregação do Evangelho. Confira:

“...porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que OS JUDEUS lhes fizeram a eles, 15 Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 16 E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação...” (1ª Tessalonicenses 2:14-16).

Já estes “lugares celestiais” são aqui na Terra.

Onde o povo de Deus se reúne, ali é um “lugar celestial”. Se não fosse assim, como nós lutaríamos nos “lugares celestiais”, se nenhum ser humano tem o poder de voar???

Existem 3 céus (lugares celestiais) => O 1º céu é na Terra, mais especificamente onde o povo de Deus se reúne; o 2º céu é a atmosfera (o Universo) e o 3º céu é onde Jesus habita, ou seja, o Paraíso. Paulo, por exemplo, foi ao 3º céu - ao Paraíso. Confira:

“Conheço um homem em Cristo (Paulo fala dele mesmo) que há catorze anos (...) foi arrebatado ao TERCEIRO CÉU. 3 E sei que o tal homem (...) Foi arrebatado AO PARAÍSO...” (2ª Coríntios 12:2-4).


Agora vamos falar sobre o versículo 16:

Antes de tudo, vamos partir do princípio de que todo texto só vale dentro de um contexto.

É bom frisar ainda que quando Paulo escreveu suas cartas, ele não as escreveu com capítulos (que foram inseridos séculos depois). Sabendo disto, fica mais fácil entender que não podemos separar o contexto do capítulo 5, do texto do capítulo 6, pois são frutos do mesmo raciocínio.

Pois bem, se lermos o capítulo 5 de Efésios (que é contexto do 6), veremos Paulo falando de obras do mal que nós não devemos praticar, ou seja, OBRAS DA CARNE.

Efésios 5:1-12 “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. 3 Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; 4 Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. 5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre OS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA. 7 Portanto, não sejais seus companheiros. 8 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); 10 Aprovando o que é agradável ao Senhor. 11 E não comuniqueis com as obras infrutíferas das trevas, mas antes CONDENAI-AS. 12 Porque o que ELES (os filhos da desobediência, não os demônios) fazem em oculto até dizê-lo é vergonhoso”.

(Confira Gálatas 5:19-21 para conhecer bem as obras da carne).

Conhecendo este contexto, vamos ler agora o versículo 16 de Efésios 6: “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”.

Em alguns versões da Bíblia, a palavra “maligno” aparece em minúscula. Em outras, aparece em maiúscula, como se fosse um nome próprio, mas não é. Isto se dá por causa da péssima tradução de algumas versões.

Se formos nas bíblias em espanhol (uma das melhores traduções), por exemplo, neste versículo 16 aparece a palavra “mal” ao invés de “maligno”. Fica claro, assim, que Paulo NÃO está falando de “ALGUÉM”, mas de “ALGO” (A CARNE).

Bem, no capítulo 5 de Efésios, Paulo fala de OBRAS DA CARNE que não devemos praticar. Podemos ver, então, Paulo encerrando seu raciocínio no capítulo 6, dizendo que devemos apagar os dardos inflamados do mal ou maligno, ou seja, estas OBRAS DA CARNE! Em suma: Não é diabo (Lúcifer), mas a CARNE.

NUNCA SE ESQUEÇA: TODO TEXTO SÓ VALE DENTRO DO SEU RESPECTIVO CONTEXTO!!!!

 

DEUS JÁ NOS ABENÇOOU!

Em Graça e no amor de Cristo, seu amigo,

Apóstolo Cristiano França
Anunciando a Graça, propagando o Apostolado,
Glorificando a Jesus Cristo Ressuscitado

 

<< Página Inicial de Estudos

 

Este site é melhor visualizado com os navegadores Mozilla Firefox 3.6 ou Internet Explorer 8 (ou suas versões superiores) e na resolução 1024 x 768 pixels.
.
© Copyright MIGG. Todos os direitos reservados - All rights reserved.